Ameaça de retirada de 110 árvores de Feira de Santana revolta moradores e moradoras

A ameaça da retirada de 110 árvores da Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana (BA) para a construção de uma obra de transporte público está revoltando moradores e moradoras.

Para impedir essa violência, grupos e movimentos estão fazendo protestos e coletando assinaturas para embargar a obra.

Mais uma vez uma gestão municipal tenta passar por cima da relação afetiva das pessoas com as árvores, sem considerar que cada árvore, como indivíduo, faz parte da história de vida das pessoas, da rotina, dos encontros, das histórias.

feira

Sem contar a beleza, o bem-estar e o alívio que elas proporcionam ao quebrar com o clima árido do excesso de concreto que tem tomado conta das cidades.

Já passou da hora de as prefeituras pararem de considerar árvores itens supérfluos e acharem que o meio ambiente urbano é feito de prédios, caçadas e avenidas. Sem árvores, sem vegetação, sem praças, sem terra, sem grama, qualquer cidade estará fadada à uma baixíssima qualidade de vida, por melhor que seja seu sistema de transporte.

As árvores da Avenida Getúlio Vargas são um patrimônio ambiental e social. E precisam ser preservadas.

Ajude-nos a reforçar a importância afetiva das árvores para as cidades. Fotografe uma árvore pela qual você sinta afeto e escreva uma frase dizendo o que ela significa pra você usando a hashtag ‪#‎ÁrvoreéAmor‬

manifesto