Bloco Pipoca Indignada, o retorno!

Depois de três anos de pausa, coletivos, organizações, associações e ativistas de Salvador se reúnem novamente para a quarta edição do bloco carnavalesco Pipoca Indignada, programado para sair antes do primeiro trio na tarde desta sexta-feira, 9 de fevereiro, concentrando-se a partir das 13h30 em frente ao Farol da Barra. Criado em 2012 pelo Movimento Desocupa, o bloco surgiu como protesto contra o uso privado de espaços públicos para as festas do carnaval da capital baiana.

Historicamente, esse período tem forte apelo turístico e quase nenhuma contrapartida para os moradores da cidade, que ficam sujeitos a falta de calçadas, poluição sonora e ambiental, trabalhos extremamente mal remunerados, violação de direitos de mulheres e crianças, monopólios de empresas que lucram explorando áreas que deveriam ser de uso do povo, e engarrafamentos constantes. O movimento Canteiros Coletivos apoia esse protesto e, como de costume, vai marcar presença no desfile pelo circuito Barra-Ondina, uma ótima oportunidade de mostrar aos turistas dos camarotes o quanto a realidade de Salvador está escondida sob as estruturas marqueteiras e festivas do evento.

A ideia do Pipoca Indignada é levar a folia às ruas junto do pensamento crítico em relação à gestão da cidade, expresso através de fantasias criativas. O objetivo também é resgatar o carnaval gratuito, democrático, apartidário e interativo, levando ao um dos maiores circuitos carnavalescos do mundo a simplicidade e a tranquilidade dos foliões brincantes, com fantasias e fanfarra, e no qual adultos, crianças e idosos, homens, mulheres, transgêneros, entre outras pessoas com diferentes identidades e raças, são todxs bem-vindxs.

Do ano de 2012 a 2014, o bloco realizou três edições seguidas. Neste ano, a turma resolveu retomar este encontro divertido de #protesto. Nos dias que antecedem o bloco, o grupo divulga no Face a vaquinha para a contratação coletiva de uma fanfarra. Informações sobre como fazer a doação podem ser obtidas no evento do Face:

https://www.facebook.com/events/396002680843959/

Independentemente de fazer a doação, o bloco convida todxs xs indignadxs a estar presentes. Sem bandeiras partidárias, mas com bandeiras que dizem respeito às necessidades dxs moradorxs da cidade de Salvador e ao necessário diálogo democrático para a construção de um país mais digno e igualitário.

Gostou? Vista sua fantasia da indignação e venha com a gente! #carnavaldemocrático #pipocaindignada2018 #carnavalsemcordas #cidadeparapessoas #abaixotriosensurdecedores #pelacidadeverde #pelacidadelimpa #chegademonopólio