Mapeamento Afetivo: Nos Barris, moradores decidem implantar horta em praça reformada

E continua a série Mapeamento Afetivo de áreas verdes transformadas e criadas por moradores e moradoras da cidade de Salvador. Desta vez, vamos falar da Horta Comunitária dos Barris, criada dentro da Praça Almirante Coelho Neto por um grupo de moradores da região. A entrevista a seguir, com o estudante de biologia Tales Barros, uma das lideranças da proposta, foi feita por nossa jovem voluntária francesa Marie Paul.

 

Marie Paul: Por que este lugar foi escolhido para ser ocupado?
Tales Andrade: A praça passou recentemente por uma reforma, e depois disso vimos que a comunidade local passou a usá-la mais. Por ser o único lugar com área verde no bairro dos Barris, pensamos que seria o momento ideal para começar a cuidar dela.

MP: Como o local é mantido?
TA: Ocupamos alguns espaços da praça com a implantação de pequenas hortas nas quais cultivamos mamão, banana, maracujá, ervas, hortaliças. Através de um grupo no whatsapp, nos comunicamos e planejamos atividades, marcamos encontros e organizamos dias de rega em épocas menos chuvosas.

MP: Quais os recursos disponíveis e como são captados?
TA: Além de contar com a participação de pessoas da comunidade, já recebemos doação em dinheiro de um morador, que usamos para comprar terra vegetal. Esporadicamente, recebemos doações de insumos, como foi o caso do Projeto Compostagem Francisco, da UFBA, que já nos deu adubo. Ou então, ganhamos sementes e mudas. Também organizamos vaquinhas solidárias em que cada um do grupo contribui com o valor que puder para a compra de algo necessário, e depois apresentamos as notas fiscais.

MP: Por que a decisão de cuidar de uma área que é pública?
TA: Acreditamos que se essa praça é um espaço de todos nós, então devemos cuidar dela. E também porque o espaços públicos são espaços que devemos ocupar. Precisamos estar presentes nessas áreas urbanas de convivência.

MP: Como é possível contribuir com o espaço?
TA: Pessoas interessadas em contribuir com a praça, seja fazendo doações ou tornando-se voluntárias, podem entrar em contato através de nosso instagram (@hortacomunitaria).

Confira AQUI as imagens do Plantio Global que realizamos em conjunto com os cuidadores da Horta dos Barris no início deste ano.