Novas vidas verdejam o Gantois

Fizemos um intenso plantio no Gantois no último sábado, 17 de dezembro, para recolocar árvores retiradas por causa de um outdoor localizado no terreno no qual atuamos desde 2012. Foi uma manhã mesclada com forte sol e abençoadas pancadas de chuva, com cerca de 25 pessoas, entre voluntários dos Canteiros Coletivos e funcionários da empresa Sistemax (que nos apoiou junto com a Secretaria Cidade Sustentável – SECIS), reunidos para o plantio de cerca de 30 plantas, entre elas, 11 árvores (ipês, goiabeiras, pitangueira, entre outras).

A energia de todos foi especial! O voluntário Vítor Gomes chegou com força total e trouxe os braços do amigo Marcelo, Thiago Nazareth colou na escavação de buracos, Matheus Tanajura levou as fitas para demarcar o campinho e tirou várias fotos da ação (neste álbum), Jimin Kang e Thalita Lima ajudaram a plantar, Joca e Renan, ambos do Movimento Sem Teto da Bahia, colaram lindamente no processo de plantio, o líder comunitário do Gantois Rosiel Sena como sempre participou belamente da ação representando seu bairro, o recém-chegado voluntário Angelo levou lanches veganos incríveis, os funcionários da Sistemax meteram mão pra cavar os buracos das novas árvores do espaço, e Seu Paulo das Folhas como sempre ajudou em tudo o que pode! Galera sensacional reunida. Muito orgulho e gratidão!

Nesta segunda-feira, dia 19, a prefeitura levou um caminhão pipa para molhar o terreno. E hoje, graças a São Pedro, choveu um pouco mais. Uma grata forma da natureza de acolher esses novos filhotes. Como de costume, procuramos respeitar o espaço do terreno em que a comunidade do Gantois bate o baba. No próximo sábado, inclusive, a galera do baba vai se surpreender com a quantidade de novas mudas no local.

Ficamos felizes que nossa voz foi ouvida, e dispostos a levar ainda mais estrutura para esse terreno. De agora em diante, é acompanhar o crescimento dessa nova leva de vida verde no espaço, e manter contato com a Sistemax e a Secis para garantir uma rega legal das mudas e planejar com a empresa dona do outdoor do local de realizar algumas contrapartidas para a comunidade local no espaço.