Obra irregular que ameaçava o Parque das Dunas foi embargada

Sabe onde fica o último manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restingas preservado no país? Em Salvador.

Conhecido como Parque das Dunas, essa área tão importante recebeu em março deste ano o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera, integrando as principais redes voltadas à conservação do bioma Mata Atlântica.

O reconhecimento foi feito pela da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e celebra um trabalho de 20 anos de conservação da área, incluindo pesquisa cientifica e acadêmica, educação ambiental através de trilhas interpretativas e desenvolvimento sustentável.

Mesmo com essa grande conquista, a Unidunas, organização da sociedade civil de interesse público criada para preservar o Parque, teve que lidar dias atrás com a obra irregular de um posto de gasolina cujos caminhões e tratores chegaram a remover 30 caçambas de areia branca (equivalente a 180 toneladas) do local.

Confira a notícia aqui.

Após publicar a denúncia nas redes sociais e dirigi-la ao Ministério Público e à Prefeitura de Salvador, a obra foi finalmente embargada, e os responsáveis receberam um prazo para devolver a areia que foi retirada.

VISITAS GUIADAS

Uma forma de conhecer o Parque das Dunas e contribuir com este patrimônio é agendar visitas guiadas com escolas, empresas, coletivos e organizações do terceiro setor. Os Canteiros Coletivos estiveram no local para um passeio com participantes do projeto Formação Cidadã, realizado em parceria com o Instituto de Permacultura da Bahia e encerrado em junho deste ano.

O Parque das Dunas é a primeira área de conservação ambiental de Salvador a receber o título da Unesco. Dos 45 de Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica localizados no Brasil, nove fazem parte da Bahia.

Localizado na Área de Preservação Ambiental (APA) do Abaeté, o Parque tem cerca de 6 milhões de metros quadrados de areia branquinha e uma rica fauna e flora que contribuem fortemente para o equilíbrio ambiental de Salvador. Em 27 de novembro de 2008, foi declarado como área de interesse público e implementado através do decreto municipal nº 19.093/08.

**As informações sobre o Parque foram retiradas do site da Unidunas.