Canteiros Coletivos recebe organizações de Rio e São Paulo para intercâmbio com escolas

Como as escolas e suas comunidades podem se juntar para abraçar o bairro e transformar áreas públicas ociosas em espaços educadores?

Essa pergunta é o tema central do workshop Cidade Educadora – ação de intercâmbio que vai reunir as organizações Canteiros Coletivos (Salvador-BA), A Cidade Precisa de Você (São Paulo – SP) e Horta Inteligente (Rio de Janeiro – RJ). O público prioritário são gestores e professores de escolas públicas e comunitárias. A atividade acontece no dia 8 de agosto (quinta-feira), das 13h às 16h, do Auditório do Parque Social (Parque da Cidade).

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo endereço bit.ly/WSCidadeEducadora até o dia 7 de agosto.

O workshop é parte de uma ação de intercâmbio promovida pelo Fundo Socioambiental CASA, que traz para Salvador representantes das organizações do Rio e de São Paulo para uma visita a escolas que participaram do projeto Escola Verde com Afeto, dos Canteiros Coletivos. O apoio local é da Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Resiliência (Secis) da cidade de Salvador.

As três organizações combinam temas importantes para que as escolas se apropriem de maneira produtiva de seus espaços, especialmente em seu entorno. A ideia é que as salas de aulas rompam com suas paredes e que a cidade seja vista como um espaço educador, no qual estudantes, moradores, equipes escolares e poder público promovam mudanças conjuntamente.

PROGRAMAÇÃO INTERCÂMBIO COM ESCOLAS

Dia 05/08
Manhã: Escola Municipal Sociedade Fraternal (R. Pastor José Guilherme de Moraes, S/N – Pau da Lima)
Tarde: Norma Ribeiro (2ª Travessa Gilberto Bastos, 1 – Arenoso)

Dia 06/08
Manhã:  Colégio Estadual Moa do Katendê – (antigo Colégio Estadual Victor Civita: nome modificado depois da participação da ação do Canteiros Coletivos na Escola – R. Dique Pequeno, S/N – Vasco da Gama)
Tarde: Escola Municipal Eufrosina Miranda (Rua Aterro Joanes, Lobato)

Dia 07/08
Manhã:  Colégio Estadual Marileine da Silva (R. Benjamin Abdon s/n, fim de linha Mata Escura)
Tarde: Centro Municipal De Educacao Infantil Waldeck Ornelas (Fazenda Grande I – Cajazeiras)

PROGRAMAÇÃO WORKSHOP:

13h às 13h40 
Direito à Cidade, com Marcela Arruda, de A Cidade Precisa de Você (SP)
A fala irá abordar uma perspectiva coletiva do direito a cidade, segundo David Harvey, a partir de uma educação urbana e de cidadania ativa, exercitando uma imaginação política e pública de outras cidades possíveis.

13h40 às 14h20 
Articulação Comunitária, com Débora Didonê, do Canteiros Coletivos (BA)
A proposta é de trocar experiências de redes formadas para a ocupação e transformação de espaços e equipamentos públicos. A ideia é mobilizar para o envolvimento coletivo direto na realização das ações e para a promoção da autonomia, em que as pessoas envolvidas no processo se sintam empoderadas das ferramentas necessárias para seguir em evolução com suas metas coletivas.

14h20 – 14h40 
Cofee Break

14h40 às 15h20
Agroecologia – Oficina de Bombas de Semente, com Lorena Portela, da Horta Inteligente (RJ) **ao ar livre
Será aplicada a técnica de plantio originalmente desenvolvida por Fukuoka, mestre japonês da agricultura ecológica. Com argila e húmus, serão confeccionadas as “bombas” que armazenam e conservam as sementes e facilitam espalhar o verde pelas roças, jardins e cidades.
faremos uma introdução à agroecologia e ao manejo de sementes,  as aplicações da técnica, experimentação e confecção.

15h20 às 16h
Encerramento

O que: Workshop Cidade Educadora
Quando: 8 de agosto, 13h às 16h
Onde: Auditório do Parque Social – Parque da Cidade (Itaigara)
GRATUITO
Vagas limitadas. Inscrição pelo link http://bit.ly/WSCidadeEducadora