Desejamos boas semeaduras em 2015!

O ano de 2014 foi de muito aprendizado aos participantes do movimento Canteiros Coletivos. Concluímos um projeto interessantíssimo com o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), o Formação Cidadã e Portal dos Canteiros Coletivos, que nos permitiu, com apoio do Instituto Oi Futuro, levar oficinas de plantio, comunicação e arte ao espaço público de Salvador e potencializar as intervenções em áreas do Parque Solar Boa Vista e do Gantois, retomamos oficinas particulares que geram recursos para custear as atividades nos espaços públicos, recebemos novos participantes, que sempre disseminam a ideia de plantar em praças e canteiros da cidade, participamos de seminários e eventos, compartilhando ainda mais a filosofia da gestão participativa, plantamos dezenas de mudas reproduzidas no berçário e contamos com espaços valiosos na mídia para levar essa ideia muito mais longe.

Sabemos que o reconhecimento dos Canteiros Coletivos não vêm de poucos esforços nem de poucas pessoas. Há uma rede de gente afim de melhorar a cidade, que cresce cada vez mais e conquista adeptos das mais variadas formas. Tem gente que participa dos encontros, gente que doa mudas, terra e ferramentas, gente que oferece carona solidária, que participa ativamente dos plantios, que divulga, gente que compartilha no Face, que ajuda a cuidar dos canteiros recuperados através de manutenções e ações de plantio, e principalmente, gente que se inspira na ideia e passa a se reunir com vizinhos e amigos para plantar em um espaço de seu bairro. Cada uma dessas pessoas é uma peça-chave para manter vibrante a energia do movimento – manter o movimento EM MOVIMENTO – e possibilitar que outras pessoas o conheçam e o componham.

Com muita alegria e gratidão, nos preparamos para um 2015 recheado de ações de plantio e arte, combinando movimentos e bandeiras que nos ajudam a pensar de forma coletiva e integrada o uso cada vez mais saudável do espaço público. Temos o anseio também de mapear áreas verdes urbanas adotadas por moradores, de forma que possamos dar visibilidade a tantas boas ações que sabemos existir na cidade. Esperamos continuar com sua contribuição e te ter cada vez mais perto, colhendo frutos e celebrando conosco a transformação de nossas praças e canteiros em lugares dos quais mais nos orgulhamos visitar.

Axé!

Flyer-Canteiros-fim-de-ano-ok