Ensaio Fotográfico #ÁrvoreéAmor, por Omar Paixão

Depois da lindíssima experiência de Álvaro Villela, chegamos ao próximo fotógrafo apoiador da Campanha #ÁrvoreéAmor.

Morador da capital paulista, Omar Paixão nos presenteia com este belo ensaio feito no Parque do Ibirapuera, e desvenda imagens inesquecíveis. Abaixo, seu depoimento.

“Quando fui convidado para fazer um ensaio fotográfico para a campanha Árvore É Amor, pensei: Taí uma causa que me toca profundamente.

Eu não sabia o que e como fotografaria, mas gradativamente, a figura humana foi tomando conta das fotos. Surpreendentemente, surgiu na minha frente uma São Paulo totalmente diferente, que não tinha nada de frenética e enlouquecida. Parecia que o tempo tinha desacelerado. A paz, o relaxamento e o prazer intenso pelas coisas mais simples se mostraram. Foi aí então que percebi claramente a importância das árvores na cidade. Não estou querendo dizer aqui sobre a melhora do ar, da temperatura ambiente ou de equilíbrio ecológico, coisas que todos nós já sabemos bem. Eu me refiro, principalmente, ao valor simbólico da árvore e toda a ancestralidade presente na nossa relação com ela.

No Parque Ibirapuera, que é circundado por uma malha de vias nervosas, existe um lugar dentro dos paulistanos, onde todos querem e podem ter uma árvore para chamar de sua.
Lá, as árvores abraçam as pessoas, as colocam no colo e murmuram com suas folhagens ao vento: Fica à vontade, relaxa pois estou aqui, te protegendo.
Gigantes de generosidade.
Lá, os troncos das árvores são as grandes pernas das mães para as quais as nossas pequenas crianças correm para abraçar quando se sentem perdidas na multidão.”

Omar Paixão