Live Intercâmbio sobre a Rede de Jardins Polinizadores + dicas de filmes e livros

Primeiramente, desejamos do fundo da alma que você esteja bem neste período tão desafiador de isolamento social. Mas desejo também que sua potência maior se manifeste, que seus sonhos se ampliem, que suas relações fluam lindamente e que o medo nunca a/o paralise, e sim sirva como um empurrão para que siga firme e forte nesse intenso período de transição existencial.

Em segundo lugar, e não menos importante, faço aqui um convite para que você possa assistir à Live Intercâmbio de trocas de experiências sobre a participação na criação da Rede de Jardins Polinizadores de Guanacaste durante o Laboratorio de Innovacion Ciudadana – LABIC Costa Rica, uma viagem feita graças ao de mais 40 pessoas e instituições que colaboraram com nosso crowdfunding (financiamento coletivo).

Estávamos com um lindo espaço reservado para o dia 2 de abril na nova sede da Secretaria de Inovação, Resiliência e Sustentabilidade de Salvador para fazer uma fala e um workshop e convidar todas e todos vocês para estarem presentes (ou online), mas infelizmente tudo precisou ser cancelado. Agora, nossa prioridade é a segurança de nossa saúde física e mental. 

Bem, isso não nos impede de usar das fantásticas ferramentas online que ao mesmo tempo nos aproximam e reaproximam de muitas pessoas queridas. Estamos em contato direto com essa turma linda da Rede de Jardins Polinizadores que tive o prazer de conhecer no LABIC-Costa Rica, e sendo assim, convidamos Maria de Los Angeles, a idealizadora dessa rede, para um bate-papo e partilha do que vivemos nos 10 intensos dias de LABIC em novembro de 2019, e o que planejamos fazer de agora em diante.

O encontro será nessa terça-feira, 14 de abril, às 16h, em nosso canal do YOUTUBE.

Abaixo, seguem dicas de filmes e leituras relacionados às lives feitas anteriormente. Aproveite!

 

 

 

]

 

 

Dicas de Lucineide Leal, da Live Alimentação Saudável & Imunidade

  • Livro Em Defesa da Comida. Um Manifesto, de Michael Pollan: Em vez de alimentos,
  • somos levados a ingerir “substâncias comestíveis parecidas com comida”. O autor denuncia as razões para nossa alimentação se basear em produtos processados colocados à disposição de acordo com as prioridades da agroindústria e da indústria alimentícia, e conforme os dogmas da ciência da nutrição. 
  • Documentário Manifesto em Defesa da Comida, de Michael Pollan: filme baseado no livro.
  • Livro A Arte de Comer, de Thich Nhat Hanh: Por meio de reflexões curtas, o autor procura despertar a consciência para tudo o que se relaciona à arte de comer, inspirando um relacionamento alegre e sustentável com todos os aspectos da alimentação, do plantio à higiene após as refeições. 

 

 

 

Dicas de Ana Fernanda Souza, da Live Água para Todos X Indústria

  • Documentário The True Cost, de Andrew Morgan: para conhecer o impacto do consumo exagerado de produtos de moda na vida das pessoas e no planeta.
  • A História das Coisas: projeto de Annie Leonard que começou com um vídeo que rodou o mundo e se transformou também em livro. Acompanhe como os nossos padrões de consumo, desde a extração da matéria prima à venda dos produtos, afetam o meio ambiente.

 

 

 

Dicas de Lorena Portela, da Live Entrevista Ecossistema em Colapso:

  • Documentário O Poder da Comunidade: Como Cuba transformou radicalmente seus sistemas alimentares, a organização das cidades e do trabalho após o bloqueio econômico na década de 1980.
  • Documentário O Veneno está na Mesa: Sobre o uso e consequências dos agrotóxicos e da agricultura industrial.