OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA COMUNIDADES PERIFÉRICAS DE SALVADOR RECEBE A CHEF DE COZINHA REGINA TCHELLY, DA FAVELA ORGÂNICA (RJ)

Nesta sexta-feira (29), às 10h, o canal do Canteiros Coletivos no Youtube vai veicular uma oficina de Alimentação Saudável ao vivo que terá participação especial da chef de cozinha e empreendedora social Regina Tchelly, idealizadora da Favela Orgânica, no Rio de Janeiro, uma iniciativa que ela descreve como “a democratização da comida em ação”, já que incentiva as pessoas a plantar seus próprios alimentos e usá-los de maneira integral, sem desperdícios. A facilitadora da atividade será a nutricionista e educadora Lucineide Leal, também ativista do Banquetáço-BA, movimento em prol de políticas públicas que garantam a soberania alimentar. Essa proposta é direcionada especialmente a escolas públicas e comunidades periféricas atendidas pelo projeto Escola Verde com Afeto, que estimula cidadãos comuns a transformarem e criarem áreas verdes de convívio, com ênfase na gestão de resíduos e no plantio de alimentos. A iniciativa tem apoio do edital Movimento Bem Maior e do Instituto Phi.

SOBRE O ESCOLA VERDE COM AFETO: Em sua segunda edição, o projeto estimula escolas públicas da cidade de Salvador a se reconhecerem como mobilizadoras e articuladoras de comunidades periféricas na eliminação de pontos irregulares de lixo e entulho do seu entorno. Hoje, seis escolas públicas de diferentes bairros de Salvador já transformaram jardins estes pontos irregulares de resíduos que atraíam ratos e outros animais vetores de doença para dentro das salas de aula, além de mau cheiro e mal estar. As seis escolas substituíram pequenos lixões instalados em calçadas e ruas em jardins, e hoje realizam atividades nestes espaços para lhes dar novos significados junto aos moradores do bairro. Na segunda edição, em atividade até agosto de 2020, têm sido realizadas oficinas sobre separação de resíduos recicláveis, direito à cidade, plantio, minhocário/compostagem e alimentação saudável nos seis espaços transformados. “Atualmente, as oficinas restantes estão sendo feitas online por conta da necessidade de isolamento social, e por isso o projeto está convidando ativistas de outros estados, com forma de realizar ricos intercâmbios”, afirma a coordenadora geral do projeto Débora Didonê. A partir de junho, 12 novas escolas irão participar do Workshop Escola Verde com Afeto para criar um plano de transformação de pontos irregulares de resíduos no seu entorno junto das comunidades locais.

SOBRE REGINA TCHELLY: Regina Tchelly aprendeu desde cedo a valorizar o alimento por completo. Migrou da Paraíba para o Rio de Janeiro levando consigo aprendizados que hoje são compartilhados por pessoas do mundo todo. Ex empregada doméstica, conseguiu através de muito esforço e criatividade fundar o projeto Favela Orgânica, que atua nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira. Sua missão é educar através da comida. Com o Favela Orgânica, Regina ministra aulas de aproveitamento integral, faz palestras contra o desperdício do alimento e abre a conversa para o ciclo da vida, tudo isso na linguagem popular do amor. Regina atua de frente no combate ao preconceito, ampliando o acesso a alimentação saudável e de qualidade.

O QUÊ: Live Oficina Alimentação Saudável – Escola Verde com Afeto

QUANDO: 29 de maio, sexta-feira, 10h

ONDE: Canal Canteiros Coletivos no Youtube (bit.ly/livealimentacaosaudavel)