Oficina de tecnologia chega para potencializar ações de recuperação das áreas públicas

As oficinas do projeto Formação Cidadã recomeçaram com pique total neste fim de semana! Foram dois dias bem produtivos, com as turmas cheias – tanto no Engenho Velho de Brotas quanto no Gantois (Federação) – e o início de uma etapa bem desafiadora pela frente. Depois de cinco meses de práticas de Jardinagem, Ecologia e Arte Urbana, os educandos estão sendo preparados para  desenvolver projetos próprios no bairro, replicando as tecnologias sociais adquiridas e compartilhando conhecimentos com amigos, vizinhos e familiares.

Para potencializar a ação multiplicadora das comunidades, o projeto deu start à oficina de Tecnologia da Informação e Comunicação & Liderança (TICs), com a instrutora Ana Fernanda Souza e a monitora Verônica Portella, que tem a proposta de instigar educandos com perfil de liderança a desenvolver linguagens de áudio, vídeo, texto e foto para divulgar ações do bairro e trocar experiências com grupos gestores cidadãos de outras localidades.

No encontro de hoje, os educandos da TICs conversaram sobre o que é tecnologia, como ela faz parte de suas vidas e da atualidade, e experimentaram técnicas manuais de enquadramento fotográfico.

Instrutora Ana Fernanda, da oficina TICs & Liderança

Instrutora Ana Fernanda, da oficina TICs & Liderança

Na turma de Arte Urbana, o instrutor Thiago Nazareth aprofundou a noção de perspectiva e desenhos tridimensionais – com altura, largura e profundidade -, e propôs aos alunos que arriscassem traços de objetos que contemplassem essas características.

O grupo de Ecologia e Jardinagem continuou unido para fazer a manutenção das áreas de intervenção, já que as atividades estavam paradas havia um mês por causa do recesso de fim de ano e, no Gantois, para finalizar a montagem da espiral de ervas, cuja estrutura foi conservada pelos moradores do bairro durante todo o período de festas de Natal e Ano Novo.

Foi uma satisfação enorme para a equipe do projeto começar o ano com a participação de tanta gente boa, cheia de energia e afim de transformar sua cidade. As próximas oficinas estão marcadas para os dias 25 e 26 de janeiro (no Engenho Velho de Brotas e na Federação, respectivamente). Acesse a agenda do Portal para conferir a localização e participe!

Espiral de ervas recebe mudas dos educandos de Jardinagem e Ecologia no Gantois

O projeto Formação Cidadã é uma correalização do Movimento Canteiros Coletivos com o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), com apoio do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi.