PLANTIOS DE UM LADO, ROÇAGENS DE OUTRO…

Um grupo muito dedicados de moradores e moradoras do Engenho Velho de Brotas e de outros bairros têm frequentado o espaço do Parque Solar Boa Vista para dar continuidade às ações dos Canteiros Coletivos, deixando cada vez mais belos os espaços de intervenção, com plantas floridas, outras de folhagens coloridas e também com mudas de comestíveis, como tomate, abóbora, e frutíferas. As visitas ao espaço normalmente ocorrem aos sábados de manhã e as ações são abertas a quem quiser participar, principalmente se for morador(a) do bairro.

Um dos entraves das ações, porém, continua sendo a falta de diálogo da Limpurb, que envia equipes rotativas ao espaço, que não conhecem as ações dos Canteiros e demonstram não ter muita sensibilidade com o trato de plantas e mudas, roçando sempre que possível muitas das mudas plantadas pelo grupo, ou então machucando mudas de árvores ao roçar seu caule. O movimento e o Cine Teatro Solar Boa Vista já tentaram diversas vezes dialogar com a Limpurb para alinhar as ações de roçagem aos espaços das intervenções, mas os entraves burocráticos para uma comunicação mais viável com a Limpurb sempre se colocam à frente.

foto (2)

Igualmente, os diálogos com a Secretaria Cidade Sustentável não se encaminham para ações práticas, que facilitem o processo de recuperação.

Mesmo assim,  o grupo segue ativo, criando estratégias para que as equipes da Limpurb identifiquem as mudas e cuidem para não cortá-las. Além disso, há um esforço constante para que as mudas sejam regadas adequadamente, ainda mais com o sol forte do verão chegando.

Se a prefeitura contribuísse nesse diálogo com a Limpurb para evitar o desgaste de ver um trabalho tão bonito desfeito, e se ajudasse a colocar pontos de água próximos aos locais de plantio, contribuiria MUITO para que as ações ganhassem novas adesões.

Quem sabe um dia.

Segue a última mensagem de Mell, participante do grupo do Solar:

“Olá Colegas,
Hoje estive no Solar, gostei que Prefeitura limpou novamente – amanhã vai ter um evento no Teatro para às crianças, até ai tudo bem.
Mas, não gostei de: as mudas do Abacateiro, abacaxi e manga, mesmo sinalizado foi embora, ou seja, foram cortadas. Pessoal não qualificado, às flores do jardim também foram subtraídas, só tem os buracos*. A mangueira maior (do fundo), por pouco não foi cortada também, o caule está ferido pela máquina. Então, fiz uma retira do mato, molhei, marquei o local e vamos fazer uma cerca urgentemente.
Retirei algumas ervas daninhas das: espadas de Iansã, Dona do Pedaço, e demais culturas (…). Replantei novamente as mini espadas de Ogum.
A muda de URUCUM está com o gotejamento, porém sem folhas, sábado passado tinha folhas, a muda de AROEIRA, tá bonita, molhei tudo e fiz carga do gotejamento.
Att. Simone, seria possível você me informar o nome, telefone ou mesmo e-mail – do Chefe da LIMPURB que fica ai ao lado? Sei bem que uma certa vez falei com Sr. Moreira, encarregado da limpeza isso aconteceu em junho desse ano. O motivo é que desejo agendar com o mesmo para esclarecer alguns pontos dos nossos trabalhos até mesmo agendar e/ou avisar quando forem fazer limpeza das áreas, colocar pessoas para fiscalização.
Então, estou correndo contra o tempo para terminar essa área e pegar o PARQUE INFANTIL. Põe um AVISO EXTERNO ou BOCA A BOCA, pedindo a COMUNIDADE que frequenta o TEATRO, sobre sobra de tintas de parede ou mesmo óleo, mês de DEZEMBRO às pessoas pintam suas residências e soba muito material.
OBS.: Hoje algumas pessoas da COMUNIDADE me ajudou pegando a mangueira, também falei com todos que estavam presentes, as nossas necessidades, ou sejam as demandas para desenvolvimento do local, parece-me que teremos apoio. UFA!
Colegas, se possível no próximo sábado chegar mais cedo o SOL realmente está muito forte, VAMOS LÁ, mão na terra.
* Não iremos plantas mudas de plantas decorativas de valor e sim comum. Sábado que vem vamos pegar essa área fazer uma limpeza pesada, adubar e replantar novamente.
Bjs.
MELL PORTELA”