O movimento Canteiros Coletivos, fundado em Salvador em 2012, atua na articulação e mobilização comunitária para criar, recuperar e transformar áreas verdes de convívio em espaços públicos ou privados. Um de seus princípios é resgatar a conexão das pessoas com a natureza e sua consciência sobre o funcionamento do ecossistema, cujas necessidades para a manutenção da saúde ambiental são inegociáveis.
Ao longo de sua existência, o Canteiros Coletivos realiza vivências e desenvolve projetos socioambientais nos quais a educação ambiental, a permacultura e a agroecologia estão alinhados à formação e participação cidadã. Também propõe mediar diálogos entre comunidades, órgãos públicos e financiadores, de modo que diferentes atores da cidade compreendam seu papel na gestão participativa das áreas verdes.
Frente aos efeitos das mudanças climáticas, o Canteiros Coletivos defende a criação e o fortalecimento de políticas públicas para o reflorestamento urbano, a implantação de soluções baseadas na natureza (SbN), como jardins de chuva e hortas comunitárias, a prática da compostagem de resíduos orgânicos e da separação de recicláveis, entre outras soluções emergenciais para a adaptação das cidades às atuais demandas ambientais.
Por isso, estimula a formação de uma leitura crítica do meio ambiente urbano, que precisa abranger os espaços naturais e seus respectivos biomas como elementos essenciais para a garantia da qualidade de vida humana e da biodiversidade local.
NOSSAS REDES